



Dos casos já implementados, destacamos os resultados alcançados pelos alunos: enriquecimento cultural, aprendizagem significativa de conteúdos astronômicos tradicionais mudanças de comportamento, incorporando contato diário com o céu e freqüentes vivências de sentimentos empáticos que redirecionam a relação com a natureza e a consciência ecológica global.

Estes casos envolvem públicos e espaços diferenciados para educação formal e não-formal. Neste trabalho exemplificamos a possibilidade de concretização desta proposta em três diferentes situações: disciplinas de cursos de licenciatura em geografia e em fÃsica escolas de nÃvel fundamental e, neste caso ainda a ser implementada, comunidades carentes. Um ponto central nesta abordagem é explorar formas de reativar e atualizar uma relação orgânica com o meio e excitar a consciência de nossa inevitável e profunda interdependência com ele em nÃvel cósmico. Fundamentamos porque é importante que elementos de astronomia cultural ofereçam o mote e constituam o eixo norteador daqueles cursos e porque é urgente revermos a visão que temos da relação entre astronomia e meio ambiente. A constatação básica a orientar este enfoque é que cursos introdutórios em astronomia costumam ser excessiva e prematuramente técnicos, além de assumirem uma visão tradicional, muito estreita, do que seja educação cientÃfica, herdada da era cartesiana e positivista da ciência. Neste trabalho ampliamos a discussão da abordagem holÃstica para o ensino de astronomia que temos desenvolvido nos últimos anos, analisamos novos resultados e apresentamos exemplos práticos para interessados em experimentá-la. Astronomia cultural e meio ambiente segundo uma abordagem holÃstica
